Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Sobre o Suriname...


Bandeira do Suriname


Antes da chegada dos Espanhóis no século XV, a região era habita da por índios aruaques, tupis e caraíbas. Os primeiros a se estabelecer no território como colonizadores foram os ingleses.

Em 1667 a Inglaterra cedeu o território à Holanda e ficou com a cidade de Nova Amsterdã (atual New York, nos EUA), a Holanda só se firmou no poder depois do Congresso de Viena (reunião feita pelos países que derrotaram Napoleão Bonaparte). Primeiramente os holandeses plantaram cana-de-açúcar e depois café. Utilizavam mão-de-obra escrava, que mais tarde teve de ser substituída em função do fim da escravidão, devido a isso a mão de obra a ser utilizada começou a ser a de imigrantes chineses, indianos e indonésios.


Os conflitos entre as diversas etnias atrapalharam o surgimento de uma nova consciência-nacional. Depois que se tornou independente em 1975 mudou o nome de Guiana Francesa para Suriname. O país foi dominado por uma ditadura militar durante a maior parte da década de 80.

O Suriname entrou em uma crise econômica após a Holanda e os EUA cortarem a ajuda ao país em conseqüência do assassinato de três civis pelo governo. A ditadura acabou em 1987 a ditadura acabou, mas em 1990 após um novo golpe ela volta a assumir um poder do país.


Em 1991, em função uma forte pressão internacional, houve eleições. Suriname e a Guiana firmaram um acordo para a exploração conjunta do petróleo e gás em 2001. Petróleo e gás se encontram atualmente em uma região disputada por Guiana e Suriname.

Por Lucas Britto


0 comentários:

Postar um comentário